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Planograma: entenda o que é e aplique nosso guia definitivo

Nada menos do que um desenho que muda e impulsiona as vendas no varejo.

Quer saber mais? Continue a leitura e comece a usar nossas dicas neste guia definitivo

O design da loja e o visual merchandising trabalham juntos para vender seus produtos e o planograma é a peça-chave desta estratégia. Na maior parte das vezes, tudo que uma marca quer é estar na boca do povo, sendo comentada, vista e comprada.

Se você procura por uma maneira de conseguir isso para a sua empresa, nós temos a resposta em uma palavra: planograma. O comprador dos seus produtos terá, com este planejamento, a melhor experiência visual possível a cada PDV. Ou seja,  é possível colocar a sua empresa sob os olhos do shopper com alguns passos e boas práticas de trade marketing. Portanto, continue lendo para entender. 

O planograma é o desenho ou esboço do seu planejamento para que as pessoas possam encontrar produtos, ele  ajuda a colocar itens em locais que atraem mais atenção e tentam convencer os clientes a comprar mais em cada ponto de venda.

Um planograma bem projetado pode melhorar e muito a experiência do seu shopper e, com isso, impulsionar suas vendas. Obviamente, ele também te ajuda a conhecer seu cliente e a saber algo sobre o comportamento de compra.

Técnicas de visual merchandising

O planejamento da loja é mais do que simplesmente garantir que todos os produtos se encaixem na loja, trata-se de atrair seu público, fazer com que eles passem pela loja e parem para ver os produtos que não estão na lista de compras.

Ao criar seu planograma, lembre-se dessas técnicas visuais de merchandising.

  • Posicione produtos novos e sazonais à frente, à direita, à medida que os clientes entrarem.
  • Coloque os mais vendidos e os itens em destaque ao nível dos olhos (ou nas prateleiras mais baixas para atrair as crianças).
  • Localize as necessidades na parte traseira, para que os compradores tenham que passar por mercadorias “opcionais” mais interessantes para chegar até elas.Crie “lombadas” que chamam a atenção e fazem com que os compradores parem para olhar mais de perto. Múltiplas faces de um único produto, especialmente se for colorido em negrito, podem produzir esse efeito visual.

 

Não se esqueça do seu envoltório de dinheiro. Não é apenas um espaço de trabalho, é a zona de compra por impulso (e final) da sua loja.

 visual e espacial do PDV, que permite como resultado o aumento das vendas. 

E, para se organizar corretamente o planograma, é preciso levar em consideração a estética, boa apresentação, fácil acesso ao cliente, informações corretas, entre outros elementos sensoriais e emocionais.

Através dele, você mostra exatamente onde cada produto deve ser colocado. Mas antes de criar um planograma, é necessário criar um layout convidativo e fácil de “navegar”. Isso prepara o terreno para uma experiência de compra psicologicamente satisfatória; é preciso conhecer bem o PDV  em questão, por fim.

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