10 de fevereiro de 2020

E.A.T: A sigla que coloca o seu site no topo

O Google quer descobrir quais sites têm expertise para falar de determinado assunto, quais são considerados uma autoridade no mercado em que atuam e se dá pra confiar no que falam. Quando você tem uma somatória desses três, o site pode ser considerado de alta qualidade. E aposto que você quer saber como?
O E. A. T. (Expertise, Authoritativeness and Trust) é uma sigla valiosa para o sucesso do seu site. E hoje, já se tornou essencial para qualquer um que deseja ter um site com bom desempenho virtual, ter pelo menos uma pequena noção do que isso significa.
A sigla vem de uma história curiosa: o vazamento de um documento com conteúdo feito para funcionários da Google a respeito do controle de qualidade dos resultados de pesquisa. Em fevereiro de 2019, o próprio Google confirmou que a sigla é uma parte muito importante de seu algoritmo.
O tal documento vazado, chamado Quality Raters’ Guidelines (QRG), está cheio de discussões sobre Expertise, Authoritativeness and Trust (E-A-T). Trata-se de um conjunto de práticas de SEO recomendadas pelo próprio buscador. São esses pontos:
Expertise (Propriedade Técnica);
Authoritativeness (Autoridade);
Trust (Confiança).
Se você tem ou quer ter uma página na web, é interessante analisar também como é feito a avaliação desses pontos em seu site. O Google consegue entender se o que está sendo dito no site tem relação com o tópico proposto por ele, ou seja, se a informação é profunda ou não.
A ferramenta também vai procurar informações sobre quem está escrevendo, se a pessoa é mencionada como referência em outras fontes de qualidade. E isso tudo pode contar, positivamente, ou negativamente no processo de ranqueamento do site nos resultados de uma pesquisa na plataforma.
Ou seja, para uma página, é preciso reunir informações de fontes que tenham expertise e são reconhecidas no mercado. Ao cumprir essas métricas, o site todo vai ter uma visão muito positiva. Dificilmente a ferramenta de busca vai fazer isso com muita intensidade para marketing digital em ramos de, por exemplo, pets.
Mas, segmentos mais complicados como a área de medicina, que uma informação errada pode levar alguém a ter complicações de saúde, as recomendações precisam passar por pessoas que têm autoridade no segmento.
Agora que você já sabe sobre esses critérios, se atente para utilizar-los e conseguir que site obtenha sempre uma boa posição no ranking da nave mãe das pesquisas.